Avesso do Silêncio

Performance + Instalação
Hellen Audrey e Maria Fernanda Miranda

Sejam bem vindos à página da performance e instalação Avesso do Silêncio. 

 

A proposta Avesso do Silêncio decorre do encontro entre as duas artistas Maria Fernanda Miranda e Hellen Audrey e seus afetos pelo universo das criações manuais com linhas. Sensibilizadas pela relação das linhas com os rios de nossa cidade, nasce a presente instalação.

Tecida por meio da dança, da música e das artes visuais, a instalação Avesso do Silêncio conta com duas bailarinas acompanhadas por um músico.

Um processo criativo que traz o movimento da dança como revelador da tecedura da instalação, e a música que compõe a trama com as linhas nesse avesso do silêncio. As bailarinas se utilizam de algumas técnicas como o tricô, o tricô de braço, o crochê, o bordado livre e a renda. A escolha por uma trama de tecido representa uma metáfora que remete às tramas de pessoas, de histórias, e de passado, presente e futuro. Alguns pontos da praça são escolhidos para servir como urdidura para a grande trama, formando ao todo 3 instalações pequenas e 1 de maior porte. Barbantes nas cores azul, vermelho e cru compõem as tramas, que permanecem no local em forma de instalação.

Uma composição que dialoga com os elementos e com o próprio movimento vivo da praça, e que integra uma proposta de reflexão e conscientização acerca das memórias concretadas e esquecida.

 

Sobre as bailarinas criadoras:

 

Hellen Audrey

é Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP, atua como Bailarina, Diretora e Educadora do Movimento. É artista independente e dentre diversos trabalhos destaca-se o espetáculo Nosso Flamenco, o projeto “Fio da Meada” - que reuniu diversos artistas plásticos em Campinas, e onde atuou como performer e artista plástica da exposição/performance { Jandiras }. Atualmente integra o duo Gemini Cia de Artífices com o músico Guga Costa.

mais informações sobre a artista: página / site

Maria Fernanda Miranda

atriz-dançarina e pesquisadora das culturas populares tradicionais da região do cerrado, bacharel e licenciada em dança pela Unicamp e Mestra em Artes da Cena pela Unicamp. Atualmente, como resultado da pesquisa de mestrado, coordena o projeto Mulheres de Linhas (espetáculo, videodança e ações artísticas - FAPESP (n. 2014/18903-0) e Prêmio Klauss Vianna de Dança 2015).

mais informações sobre a artista: facebook / site

Ficha Técnica:

Hellen Audrey e Maria Fernanda Miranda - Idealização e atuação

Guga Costa - paisagem sonora e produção

Apoio - Gemini Cia de Artífices

Materiais sobre o Rio Tanquinho e sobre os temas que inspiram o projeto:

 

texto de Augusta Schimidt sobre uma abordagem histórica acerca da relação que a cidade de Campinas teve e tem com seus rios

clique aqui para acessar

 

 

blog que traz uma abordagem histórica para conhecermos a cidade de Campinas. esse texto traz um pouco da história da Praça XV de Novembro/Largo Santa Cruz

clique aqui para acessar

página com fotos muito antigas da cidade de Campinas

clique aqui para acessar

texto de Augusta Schimidt sobre uma abordagem histórica acerca da relação que a cidade de Campinas teve e tem com seus rios

clique aqui para acessar

© 2018 by Redário. 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle