Redário

 

Bloco de Samba do Cupinzeiro

O BLOCO DO CUPINZEIRO surgiu em 2002 e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas.

Há quinze anos o Bloco desfila pelas ruas de Barão Geraldo reunindo jovens, crianças e adultos para cantar e brincar o carnaval. Mantendo a tradição dos blocos de rua a bateria do Cupinzeiro desfila com um samba mais lento, diferente das escolas de samba, e a cada ano apresenta um tema diferente.

Condecorado com a Medalha Carlos Gomes pelos serviços prestados à comunidade de Campinas, o Bloco segue alegrando as ruas por onde passa mantendo o carnaval espontâneo, sem passarela nem cordão de isolamento.

Oficina do Bloco

A oficina com o Bloco do Cupinzeiro envolve a prática com alguns instrumentos da bateria: surdos de primeira, segunda e terceira, tamborim, agogô, ganzá, caixa e repinique.

A metodologia aborda: aspectos específicos de cada instrumento, organização do som em bloco, diálogos entre os timbres, afinações, função de cada timbre, prática de conjunto em formação de bloco.

 

Público alvo: Adultos, pessoas interessadas em conhecer as linguagens do samba no bloco de carnaval, músicos, educadores, público em geral. A ideia é que quem já toque possa aprimorar e quem ainda não toque possa ter um primeiro contato. A proposta é uma troca entre todos os participantes.

© 2018 by Redário. 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle