Festival Volante

artes visuais itinerantes

Projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, a primeira edição do Festival Volante, criado pelo Xilomóvel – Ateliê Itinerante em parceria com a Confraria dos Ventos, convidou o público a participar de oficinas de xilogravura, serigrafia, fotografia e livros com coletivos como Fotomóbil Narrativas da Luz, Grafatório, L.Amb e Sericletaria durante os dias 10 e 11 de dezembro de 2016, na Estação Cultura, em Campinas/SP. Além disso, o festival contou com os shows das bandas Čao Laru (França/Brasil) e The Dead Rocks.

 

A relação entre arte, mobilidade e público é o mote de performances e oficinas de xilogravura, serigrafia, livros e fotografia, realizadas no Festival Volante – Artes Visuais Itinerantes, uma parceria entre o Xilomóvel Ateliê Itinerante e a Confraria dos Ventos. O projeto foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016), um dos principais programas de fomento à cultura do país. 

 

A proposta, agora, é fazer a itinerância do Festival Volante por outras cidades brasileiras, sempre propondo um intercâmbio entre os artistas envolvidos no projeto com artistas locais de cada cidade visitada. 

Os grupos participantes da primeira edição do festival foram:

- Ateliê Nômade (Leme/SP)

- Fotomóbil - Narrativas da Luz (São Paulo/SP)

- Grafatório (Londrina/PR)

- Julia Goeldi (São Paulo/SP)

- L.Amb - Laboratório Ambulante (Campinas/SP)

- Oficina do Olhar (Pirassununga/SP)

- Sericleta (São Paulo/SP)

- Xilomóvel - Ateliê Itinerante (Campinas/SP)

- Paraísos Íntimos (São Paulo/SP)

Matéria especial da Agência Social de Notícias sobre o festival:

http://agenciasn.com.br/arquivos/9570

© 2018 by Redário. 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle