top of page

Redário

algaravia

Glória ao Samba

​

O Glória ao Samba iniciou suas atividades em 2007, após a 

resolução de um grupo de amigos de montar um agrupamento 

para pesquisar e cantar os sambas tradicionais de antigos 

compositores ligados às escolas de samba do Rio de Janeiro 

em sua fase inicial.

​

O Glória ao Samba é um grupo de amantes do samba que tem o objetivo de aprender os sambas e suas histórias, transmitindo-os da maneira mais fidedigna possível.

​

Esse aprendizado sempre vem apoiado em base documental 

(partituras, recortes de jornais, revistas, livros, fotografias, 

discos de 78 rpm e LPs) e na oralidade, através da coleta de 

depoimentos de antigos sambistas que estiveram realmente 

presentes aos eventos, remontando esse elo com o passando.

 

O grupo é atrelado ao IGS - Instituto Cultural Glória Ao Samba, que é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades ligadas ao samba criado e produzido em seus primeiros 50 anos de vida (entre as décadas de 20 e 60).

​

​

F_03-2019 Glo¦üria ao Samba-87 editada.jpg

Músicos

​

• Marcelo Oliveira (repique de anel)

• Rafael Galego (pandeiro)

• Carica (surdo)

• Roberto Amaral (pandeiro)

• Rafael Lo Ré (cavaquinho)

• Tuco Pellegrino (cavaquinho)

• Daniel Pato Rocco (violão 7 cordas)

• Sidnei Souza (cuíca)

• Rafael (prato e faca)

• Denis Ribeiro (agogô)

• Careca (tamborim)

• Paulo Mathias (tamborim)


• Fernando Paiva (tamborim)


• Luis Henrique (reco)


• Luiz Luz (coro)


• Eduardo Pontin (coro)

• Maciel (complementos)

Viva o Samba!

​​

Neste espetáculo, o Glória Ao Samba presta uma homenagem ao LP Viva o Samba, gravado em 1965, pela Continental, e que contou com a presença de Roberto Silva, Elizeth Cardoso, Ciro Monteiro e Francineth Germano.

 

O LP traz 13 composições das escolas de samba Unidos de Lucas, Mangueira, Portela, Salgueiro e Império Serrano. O show irá contar com a presença de Francineth Germano, a única remanescente da gravação original.

​

Possível participação especial:

Francineth Germano​

​​

Império Serrano

o samba que vem do morro

​​​

O agrupamento Glória ao Samba nasceu com a intenção de cantar sambas de antigos compositores do gênero. Nos últimos 18 anos, vem se destacando no trabalho de pesquisa, preservação e divulgação desses nomes, contribuindo para que uma grande quantidade de material inédito e desconhecido chegue ao grande público.

 

No GRES Império Serrano, a aproximação com pessoas ligadas ao início das atividades dessa instituição tradicional do carnaval carioca possibilitou um rico material sobre a formação da escola e um vasto repertório, que remonta à época do Prazer da Serrinha, Unidos da Congonha e Unidos da Tamarineira, anteriores ao Império Serrano. Um desses nomes é o de Dona Ledahi, filha da lendária Tia Eulália, fundadora do Império.

 

Neste espetáculo serão cantados sambas históricos de Silas de Oliveira, Mano Décio, Manula, Antônio Fuleiro, Sebastião Molequinho, Avaresse, Penteado, entre outros nomes valiosos da coroa imperial.

​

Possível participação especial:

Dona Ledaí do Império

​​

Homenagem a Geraldo Pereira

​

O compositor é considerado um dos maiores sambistas da história. Foi integrante da Escola Unidos da Mangueira, ele teve diversos sambas gravados entres as décadas de 1930 e 1950.

 

O show apresentado pelo Glória Ao Samba traz composições que foram recuperadas de discos de 78 RPM, e inclui também um samba inédito ensinado por Nelson Sargento.

Acadêmicos do Salgueiro

o samba que vem do morro

​

Em 2015, o agrupamento Glória Ao Samba realizou uma roda de samba com os remanescentes da fundação do GRES Salgueiro, onde foram cantados sambas das três escolas que deram origem à referida agremiação, compostos entre o final da década de 1920 e inicio da década de 1950.

 

Nesse espetáculo, os integrantes do Glória ao Samba pretendem levar os ouvintes em uma agradável viagem ao passado, ao som de melodias de compositores primordiais na formação e fixação do samba como um dos maiores gêneros musicais do país. Serão cantados sambas de Djalma Sábia, Anescarzinho, Binha, Geraldo Babão, Pindonga, Buguinho, Jorge Cardoso, Noel Rosa de Oliveira e Antenor Gargalhada, alguns dos nomes que dignificam os Acadêmicos do Morro do Salgueiro.

​

Possível participação especial:

Roxinha

Páginas Belas

Glória ao Samba canta raridades do acervo portelense​​​

 

No espetáculo PÁGINAS BELAS – GLÓRIA AO SAMBA CANTA RARIDADES DO ACERVO PORTELENSE serão apresentados uma série de sambas inéditos ou desconhecidos da escola azul e branco. Sambas que remontam à fundação do Conjunto de Osvaldo Cruz, no início da década de 1920.

 

Os primeiros sambas de Paulo da Portela, Antônio Caetano e Antônio Rufino estarão no roteiro, juntamente com composições de Heitor dos Prazeres, Alcides Dias Lopes (Malandro Histórico), Alvarenga, Olavo, Belmiro, Licurgo Batista, Josias, Chatim, Ventura, Manacéa, Monarco, Armando Santos, Chico Santana, entre outros.

​

Possível participação especial:

Paulinho da Viola (a consultar)

​​

Glória ao Samba canta Mangueira: 

a semente do samba e seus frutos

​​

O show vai contar a história da verde e rosa cantando músicas de Cartola, Carlos Cachaça, Antonico, Gradim, Arturzinho e outros mais semearam frutos musicais década após década, com sambistas como Zé Ramos, Hélio Cabral, Mestre Gato e Padeirinho. Um passeio pelas primeiras gerações de sambistas da Mangueira, concluindo o seu destino na década de 1960, quando bambas como Zagaia, Geraldo da Pedra, Hélio Turco, Babaú, Preto Rico e Brogogério ainda faziam o couro da bateria suar e o lençol de vozes das pastoras entoar lindas poesias musicadas. Eram os frutos da semente plantada na década de 1920, que foi regada e cultivada geração após geração.

 

Durante os últimos 18 anos o grupo vem se dedicando à pesquisa dos sambas oriundos das escolas de samba do Rio de Janeiro em sua fase inicial. Além de localizar letras e melodias perdidas, tenta entender o papel fundamental do compositor, sua história, o meio em que vivia e o contexto em que essas músicas foram criadas. Para isso, foi fundamental encontrar algumas dezenas de antigos sambistas ou seus descendentes, pessoas com contribuições inestimáveis na grandiosa história do samba.

​

Possíveis participações especiais:

Soninha da Pedra e Guesinha

Opções de Contratação

​

Os shows do grupo Glória ao Samba foram idealizados para serem apresentados em teatros e auditórios, porém é possível de serem adaptados para espaços alternativos.

​

bottom of page