Redário

 
{ Jandiras } - teaser
{ Jandiras } no SESC São José dos Campos espetáculo de dança / instalação com fios e linhas

{ espetáculo de dança }

Através da instalação de um cenário-instalação com linhas, e também contando com a utilização de elementos de iluminação alternativa (piscas, que são levados pela equipe) e/ou iluminação cênica (quando necessário, a depender do espaço), é montada uma espécie de ilha poética/cênica na qual o público se dispõe em volta, de maneira muito próxima. Nesta versão, Hellen Audrey costura cenas coreografadas, além de se utilizar da improvisação em dança e em rendas, criando diálogos diretos com o público. O espetáculo também é costurado com uma paisagem sonora que é “tecida” ao vivo, pelo músico Guga Costa. A versão em formato de espetáculo de dança pode ocorrer em diversos espaços: palco italiano (com o público disposto no palco do teatro), arenas, áreas de convivência, praças, foyers de teatro, etc. Sempre a depender das dimensões do espaço e das possibilidades de disposição do público, bem próxima dos artistas.

{ performance }

Idealizada para acontecer em espaços alternativos, a performance utiliza-se da temática de { Jandiras } para construir diálogos e conexões com o público e com a arquitetura de cada espaço, como metáforas de nossas relações cotidianas. Durante sua execução, misturam-se momentos de tessituras de uma renda nhanduti em um grande bastidor, improvisos corporais e também intervenções com o público para a construção de uma grande teia/renda pelo espaço. A paisagem sonora também é executada ao vivo, apenas com voz e um pedal de loop.

Dança / Performance / Instalação / Site Specific

{ Formatos Possíveis }

{ Jandiras } é um trabalho que une a dança contemporânea e a execução de rendas e crochês ao vivo com uma trama musical tecida e remixada também ao vivo – produzida apenas com voz e um pedal de loop. Em cena, a artista da dança e das artes visuais Hellen Audrey, e o músico Guga Costa, além da instalação com fios e linhas.

Espetáculo de dança, performance, site specific e/ou instalação são os formatos possíveis para apresentação, sempre buscando estabelecer conexões com a arquitetura e o contexto de cada local.

Desde 2017, o trabalho já foi apresentado em diversos espaços, desde palco italiano (teatro, com o público disposto no palco), arenas, áreas de convivência e praças; até museus, saguões, foyers e fachadas ou instalações interiores de prédios históricos.

{              }

{ Jandiras } na Virada Cultural 2022
 performance / instalação / site specific

{ site specific }

Partindo da temática de {Jandiras}, as cenas e a instalação de linhas são construídas em diálogo com a arquitetura do espaço disponível. Para a preparação do site specific, sugere-se que seja realizada uma visita técnica prévia. Realizar uma pequena imersão no local é outra possibilidade interessante, para que seja elaborada a tecitura de linhas e movimentos que compõem o trabalho, utilizando-se, assim, de toda a potência relacionada às peculiaridades dos mais diversos espaços. Foi o que aconteceu na criação do videodança { Jandiras }, realizado em meio à Bienal Naifs do Brasil, no SESC Piracicaba; e também na ocasião do convite para a Virada Cultural 2022, em São Paulo, quando { Jandiras } foi apresentado na escadaria e na entrada do Edifício Ramos de Azevedo, sede do Arquivo Histórico Municipal.

{ Jandiras } na 15ª Bienal Naifs do Brasil (2020-21)
videodança / site specific

{ Ficha Técnica }

 

Hellen Audrey
dança, rendas e interpretação

 

Guga Costa
paisagem sonora (voz e loop station)

 

Eduardo Brasil
orientação cênica, criação e operação de luz

 

Rafael Scucuglia
fotógrafo, videomaker e assistente de produção

 

Redário Cultural
produção executiva

{ Jandiras }
{ Jandiras }

Crédito: Júlio Riccó

press to zoom
{ Jandiras }
{ Jandiras }

Crédito: Júlio Riccó

press to zoom
Jandiras - SESC SJCampos
Jandiras - SESC SJCampos

por Rafael Scucuglia

press to zoom
Jandiras - SESC SJCampos
Jandiras - SESC SJCampos

por Rafael Scucuglia

press to zoom
Jandiras - SESC SJCampos
Jandiras - SESC SJCampos

por Rafael Scucuglia

press to zoom
Jandiras - SESC Campinas
Jandiras - SESC Campinas

por Rafael Scucuglia

press to zoom
jandira33.jpg

artes têxtil

rendas

manualidades

exposições

{      }

Jandiras - Oficinas - Foto 1 - Hellen Audrey - acervo pessoal.jpg

 

oficinas

vivências

{      }

+ { Jandiras }